Exame de contraste endovenoso geralmente com 2,5 ml de fluoresceína sódica a 10% para análise da circulação, principalmente dos vasos da retina.
São realizadas fotografias seriadas logo após a administração endovenosa do corante, com distintas etapas para a avaliação das imagens.
O paciente deverá acompanhar a mira que direciona o olhar.
Este exame é indicado principalmente para portadores de retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, distrofias de retina, traumatismo de retina, degenerações maculares relacionadas à idade, maculopatias diversas, obstrução venosa ou arterial da retina, tumores intra-oculares primários ou metastáticos, infecções inflamatórias oculares (uveítes) como coriorretinites.
Orientações ao paciente:
A eliminação do contraste é rápida e realizada pelo rim (Fluoresceína).
Informações Gerais sobre o contraste:
A injeção endovenosa de um contraste como a fluoresceína sódica, permite melhor observação dos vasos sanguíneos da circulação da retina e da coróide no fundo de olho. O contraste tem sido utilizado há muito tempo, sendo considerado bastante seguro.
Em nosso serviço utilizamos somente contraste de alta qualidade e não contem iodo, que causam menos reações indesejáveis, embora não exista a garantia absoluta de ausência destas reações.
Ocasionalmente, o paciente pode apresentar leve reação alérgica ao contraste. Mais raramente (1 caso em 1.000), pode ocorrer uma reação séria ao contraste. Os médicos, a Enfermeira Supervisora e o pessoal técnico estão preparados para tratar tais reações.