Vulgarmente denominada de “olho preguiçoso”, essa afecção pode variar de leve a severa, sendo normalmente unilateral, mas em raros casos, pode afetar ambos os olhos. Esta é a causa mais frequente de perda visual monocular durante a infância e em adultos jovens.
Deve ser feita a diferenciação ente ambliopia funcional e ambliopia orgânica, sendo que esta última se refere à baixa visão causada por anomalias estruturais do olho ou cérebro, tais como atrofia óptica, cicatrizes maculares ou anóxia cerebral que são independentes da estimulação sensorial. A ambliopia funcional tende a ser reversível quando tratada precocemente na infância, enquanto que a ambliopia orgânica não melhora.
Estabelecem-se os seguintes tipos de ambliopia, que varia de acordo com a causa responsável pelo surgimento do problema:
Ambliopia por estrabismo: ocorre quando há uma desarmonia entre os dois eixos visuais paralelos e esta alteração é perene. O estrabismo intermitente não leva à deficiência grave. A visão folveal do olho desviado será inferior à daquele que fixa normalmente pela mácula.
Ambliopia por ametropia: é quando ocorre o impedimento da formação de uma imagem nítida, devido a erros refracionais significativos e não corrigidos em ambos os olhos, dificultando o pleno desenvolvimento da acuidade visual.
Ambliopia por anisometropia: diferenças acima de 2,0 dioptrias entre os dois olhos, seja por miopia, hipermetropia ou astigmatismo, poderão resultar em uma interação binocular anormal, levando ao fenômeno de supressão na visão do olho mais ametrópico e sua conseqüente ambliopia.
Ambliopia por privação (ou “ex-anopsia”): ocorre devido à existência de uma barreira à chegada da luz à retina em toda a sua intensidade, impedindo a formação de uma imagem bem definida. As causas podem ser leucoma corneano, catarata congênita uni ou bilateral, ptose palpebral, opacidades vítreas, hifema, dentre outras.
O tratamento mais conhecido é a oclusão do olho de melhor visão, sendo que as ambliopias que não são tratadas até os 8 anos de idade são consideradas irreversíveis. O tempo de oclusão irá variar com a idade e do paciente e intensidade do problema.